"Desenhando com Terços" é censurada na exposição Erótica no CCBB do Rio. Abril de 2006 Artistas do Rio de Janeiro fizeram passeata contra a censura da obra "Desenhando com Terços".
Depois de enviarem carta-manifesto à direção do espaço e ao Ministério da Cultura, os artistas reuniram-se outra vez no dia 29 de abril para reinvindicar o retorno da obra à instalação que seguiria para Brasília em maio. A Galeria Gentil Carioca confeccionou camisetas com a obra da artista. O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, divulgou nota sobre o caso Brasília, 25 de abril de 2006.
Toda censura é inaceitável. Os critérios para seleção de obras exibidas numa instalação devem ser de natureza estética, sob a responsabilidade de curadores ou de quem for designado para a tarefa.
Dessa forma, o Ministério da Cultura estranha a censura feita à obra de Márcia X, na instalação Erõtica, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.
Acreditamos na capacidade de discernimento crítico dos espectadores e do público em geral. Assim como acreditamos que toda tutela na relação entre obra de arte e espectador é inaceitável.
Segundo a Constituição Brasileira, é “livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Por isso, não pode haver mais em nosso país nenhum tipo de interdição a obras de arte e a outras formas de expressão.
Esperamos que a decisão do CCBB seja revista em nome da liberdade garantida por lei.
Gilberto Gil
Ministro de Estado da Cultura Ricardo Ventura torna de domínio público a imagem da obra censurada O artista Ricardo Ventura, viúvo de Márcia X., abriu mão dos direitos autorais de uma das imagens da série de fotogramas tornando-a de domínio público. Para fazer o donwload desta imagem clique abaixo:
Imagem com 76,2 cm x 56,3 cm – 150 dpi
Imagem com 20,2 cm x 15,2 com – 200 dpi |