A Cadeira Careca/La Chaise Chauve  2004

Márcia X. e Ricardo Ventura com participação de Aimberê César
Fotografia: Adelmo Lapa
Palácio Gustavo Capanema – FUNARTE, RJ.
 
O Palácio Gustavo Capanema foi projetado a partir de concepções de e com consultoria do arquiteto e artista plástico Le Corbusier. O edifício, erguido entre 1937 e 19452, foi a primeira realização onde o pensamento modernista 3na arquitetura foi aplicado em escala monumental, e é considerado um marco nas transformações ocorridas na arquitetura mundial no século XX.4
 
Para homenagear5 Le Corbusier, Márcia X. e Ricardo Ventura apresentarão nos pilotis do Palácio Gustavo Capanema a performance A cadeira Careca/Le Chaise Chauve, quando irão raspar todo o pêlo de um exemplar da famosa “Chaise Longue Model Nr. B 306”, criada por Le Corbusier em 19286. Nesta ação, os artistas conciliam em uma única experiência estética conceitos aparentemente antagõnicos, presentes neste ícone do design moderno7 e em outro objeto igualmente notável, “Le Déjeneur en Fourrure”8, a xícara, prato e colher cobertos por pêlo de gazela da artista suiça Meret Oppenheim, um dos mais destacados emblemas do Surrealismo.

_______________________________
1 O título faz alusão à primeira peça teatral de Eugene Ionesco, um dos principais autores do Teatro do Absurdo, “A Cantora Careca”, de 1948.
 
2Para comandar sua construção foi criado um grupo de então jovens arquitetos formado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Affonso Reidy, Jorge Moreira, Carlos Leão e Hernani Vasconcelos.
 
3Antecipa em escala mundial a aplicação da chamada “curtain wall”, fachada em pano de vidro, somente executada nos EUA em 1950 na sede das Nações Unidas.
 
4 Philip Goodwin no New York Sun, 15/01/1943: “Rio de Janeiro has the most beautifull governmental building in the Western Hemisphere, the new Ministery of Education and Health”. Guia da Arquitetura 1926/1960. Quando o Brasil era Moderno, Lauro Cavalcanti.
 
5 Ao participar do projeto Infiltrações Márcia X. e Ricardo Ventura gostariam de contribuir para chamar atenção para as infiltrações existentes no Palácio Gustavo Capanema deteriorando o prédio, seu mobiliário e obras de arte. Integram o acervo, entre outros trabalhos, pinturas de Portinari, painéis de azulejos de Portinari e Paulo Rossi; esculturas de Lipchitz e Bruno Giorgi. Os jardins são de Roberto Burle Marx.
 
6 Le Cobusier, Charlotte Perriand, Pierre Jeanneret.
 
7Le Corbusier defendia jocosamente, que, “por lei, todos os edifícios deveriam ser brancos”, criticando qualquer esforço artificial de ornamentação.
 
8Os Surrealistas definiram seus objetivos como “puro automatismo psíquico...para exprimir...o verdadeiro processo do pensamento... liberto do exercício da Razão e de qualquer finalidade estética ou moral”. Histõria da Arte,A Pintura e a Escultura no Séc. XX, H. W. Janson