Cair em Si  2002

Performance/Instalação
Performance / instalação
2002
Duração: em torno de 90min
Fotografia: Wilton Montenegro e Ricardo Ventura
 
Legenda
1000 copos de vidro ocupam o chão do espaço expositivo. Os copos são agrupados de forma desordenada e empilhados, criando torres de várias alturas. Correntes finíssimas de metal prateado, entremeadas por pequenas coroas usadas em santos catõlicos, ligam os copos uns aos outros. Duas coroas estão presas nas pontas dos feixes de correntes.
 
A performance tem início quando Márcia X., usando uma concha de cabo comprido, começa a encher os copos com uma substância líquida branca que está em um panelão de alumínio.
 
Márcia X. coloca as coroas que prendem os feixes de correntes nas orelhas, usando-as como brincos. Ao andar pelo espaço, afastando-se da instalação, puxa as correntes uma a uma, lentamente e de forma premeditada, fazendo com que as torres desmoronem, quebrando muitos copos, derramando a substância branca, causando um grande barulho.
 
Os brincos são fixados na parede, das coroas pendem os feixes de correntes, misturando-se aos copos virados, quebrados e ao líquido no chão. Estes vestígios resultantes da performance permanecem em instalação.
 
Este trabalho adquire características específicas de acordo com a situação em que é realizado.
 
As fotos retratam a performance / instalação realizada no mostra “Interculturalidades”, Centro de Artes UFF, Niterõi, Rio de Janeiro, maio de 2002.