Soap Opera  1988
Performance / instalação de Márcia X., 1988
 
Vídeo de Márcia X. e Aimberê César
1990
Produtor: Alex Hamburger
Formato: UMATIC
Sistema: NTSC
Duração: 17min.

 
SINOPSE:
Marcia X. Pinheiro e Aimberê César realizaram "SOAP OPERA" uti-lizando uma instalação apresentada por Mareia X. no VI Salão Paulista de Arte Contemporânea, composta por uma parede de 3600 barras de sabão idênticas.:
 
A banda sonora, com suas serras, marteladas e fragmentos musi­cais, resultou da coincidência entre a montagem de uma feira de automõveis, o ensaio de um grupo de rock progressivo e as gra­vações de "SOAP OPERA", com locuções em italiano, português e inglês, acontecendo simultaneamente no "Prédio da Bienal".:
 
A partir da metáfora "soap opera", que nos EUA são as nossas "novelas", o vídeo cria uma fusão de linguagens artísticas -performance, pintura, coreografia, opera, documentário, etc... -vistos por uma õtica desestabilizadora.:
 
Aliados à forma pseudo-ingênua da câmera, os cortes narrativos, cores, texturas, reverberações procuram evidenciar a dualidade acaso X intenção, realidade X realidade eletrõnica, gerando 17 minutos de expectativas e inesperados.:
 
Através de alterações nos componentes eletrõnicos da imagem - sinal de vídeo, fase, luminância e contraste - foram realizadas quatro versões de "SOAP OPERA" que apresentam padrões de cores diferentes.